Data: 11/12/2018 Local: Cubo Itau - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia, São Paulo - SP Cliente: Cubo Itau Pauta: Banco de imagens do Cubo Itau. Assistente: Alisson Fagner Foto: Celso Doni

Banco quer que inovação passe de inspiração para aplicação e vai democratizar acesso aos conteúdos mais atuais sobre tendências no mundo; objetivo é incentivar o empreendedorismo no Brasil e gerar oportunidades de negócios

O Itaú Unibanco anuncia a criação de uma plataforma de inovação, baseada em eventos – próprios e patrocinados — com o objetivo de democratizar o acesso às principais informações discutidas em alguns dos principais fóruns do mundo. Com a iniciativa, o banco quer que o tema passe de inspiração para aplicação.
 A plataforma já nasce patrocinando dois dos maiores festivais de inovação do planeta, o SXSW (South by Southwest) e a franquia do Web Summit no Rio de Janeiro, e realizará também eventos proprietários, além de outras ações que serão anunciadas nos próximos meses.
 Com essa iniciativa, pioneira no setor financeiro, o Itaú pretende incentivar o empreendedorismo de inovação, conectar pessoas, empresas e organizações para fortalecer esse mercado no Brasil e gerar novas oportunidades de negócios.
 

“A criação da Plataforma de Inovação Itaú é parte do nosso movimento de construção do banco do futuro. Por meio dela queremos instrumentalizar as pessoas para a prática do pensamento inovador. Vamos dividir repertório, visões ecléticas, pensamentos e ideias disruptivas que estimulem as nossas equipes, nossos clientes e os brasileiros a buscarem inovação em diferentes áreas. A inovação está no cotidiano das pessoas, pode surgir nas pequenas ações do dia a dia e só precisamos treinar nosso olhar e pensamento para, com isso, aplicar nas mais diversas áreas e desenvolver os negócios”, afirma o superintendente de Marketing Institucional do Itaú Unibanco, Renato Haramura. “Os países mais inovadores estão entre os que mais crescem no mundo”, completa.
 

Renato explica que a ideia é fazer uma ponte entre o é que discutido nos principais eventos do mundo, o sistema de empreendedorismo brasileiro e o próprio sistema de inovação e intraempreendedorismo do Itaú. E que a ideia é que a cada dois ou três meses esses sistemas sejam alimentados com novas informações sobre as principais discussões que estão acontecendo no mundo. É aí que entram eventos proprietários como o Tech Founders, Cubo Conecta, entre outros.
 

“Esses festivais nem sempre são acessíveis para a nossa realidade, a começar pelo idioma, por exemplo. Nosso objetivo é fazer com que sejam. Por isso, vamos realizar iniciativas que facilitem o acesso do público brasileiro e da América Latina. No SXSW, por exemplo, vamos traduzir as principais palestras para o português e espanhol. É uma forma de fazer a experiência possível. E para quem não vai viajar até eles, vamos realizar aqui no Brasil alguns downloads sobre tudo o que foi discutido”, conta.
 

Internamente, a plataforma vai estimular o intraempreendedorismo junto aos cerca de 100 mil funcionários do banco, estimulando-os a inovar para levar as melhores soluções para os clientes. Dará ferramentas também para incentivar a inovação entre clientes empreendedores, como, por exemplo, os que já participam do programa Rede Mulher Empreendedora, além de PMEs e grandes empresas.
 

Essas ações irão se somar às iniciativas já realizadas pelo Cubo Itaú que estimulam a inovação em diferentes áreas do conhecimento e do empreendedorismo. O Cubo é uma comunidade internacional que, desde 2015, realiza a curadoria de startups em fase de tração e com alto potencial de escalabilidade para impulsionar os negócios e a economia.

Agenda de eventos já anunciados pela plataforma de inovação do Itaú

Primeiro semestre de 2023

Janeiro

  • Comitiva Itaú na NRF

Março

  • SXSW

Maio

  • Web Summit Rio

Segundo semestre de 2023

Setembro

  • Cubo Conecta

Sobre o Itaú Unibanco
O Itaú Unibanco é um banco digital com a conveniência do atendimento físico. Estamos presentes em 18 países e temos mais de 65 milhões de clientes, entre pessoas físicas e empresas de todos os segmentos, a quem oferecemos as melhores experiências em produtos e serviços financeiros. Temos uma agenda estratégica com foco na centralidade do cliente, que passa por duas transformações: cultural e digital, ambas sustentadas na diversidade do nosso povo. Fomos selecionados pela 22ª vez consecutiva para fazer parte do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI World), sendo a única instituição financeira latino-americana a integrar o índice desde sua criação, em 1999.

By Tayliny Battistella

Historiadora e publicitária que esta se descobrindo nerd e gamer. Socio fundadora do Negócios Tech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *