Medidas adotadas pela companhia vão além da distribuição de EPIs
São Paulo, março de 2021 – Nas últimas semanas, os casos de covid-19 aumentaram consideravelmente no país e os estados têm praticado novas políticas de combate à pandemia, como toque de recolher e fechamento de comércio.
Como medida de emergência, o GRUPO GR, uma das maiores empresas de segurança privada do país, adotou novas estratégicas e reforçou as ações de prevenção.
Entre elas está a criação do Programa de Agente Social GR, o primeiro a ser disponibilizado pela Universidade Corporativa GR (UNIGR) – de forma totalmente digital – e que traz ensinamentos para seus milhares de colaboradores sobre ações que possam ser aplicadas para a prevenção da disseminação da covid-19.
“Nosso objetivo é que esses profissionais transmitam as mensagens de prevenção para suas famílias, colegas de trabalho, comunidades e sejam agentes sociais GR, um grupo de pessoas disposto a evitar a disseminação do vírus por meio de boas práticas e informações, afinal a pandemia ainda não terminou. No futuro, desejamos que o Agente Social GR possa também ser o porta-voz de outras ações positivas para a sociedade, como doação de alimentos, doação de sangue, entre outras possibilidades”, explica Paulo Marques, diretor de DH do GRUPO GR.
Além do Programa, mudanças também foram feitas na rotina desses colaboradores. Uma das mensagens-chaves reforçadas é a troca de máscara com frequência. “Disponibilizamos máscaras com três desenhos diferentes e solicitamos aos supervisores que verifiquem a troca constantemente”, afirma Marques.
A tecnologia tem sido outra grande aliada da companhia, neste momento, e vem sendo utilizada pelos gestores, que alteraram suas rondas presenciais por rondas virtuais, usando videoconferência.
Comunicados, sejam eles internos ou referentes à pandemia, também têm sido feitos por canais digitais para evitar qualquer contato físico: Whatsapp, ferramentas Google (hangouths e meet), SMS, chatbot, e-mail, Pushing, app e Portal do Colaborador.
O Grupo GR, desde o início da pandemia, no ano passado, já havia se comprometido em trabalhar pela segurança de seus funcionários. O Comitê de Crise enfocou ações que promovessem a segurança e o bem-estar de seus colaboradores e clientes e entre as principais medidas estão disponibilização de álcool em gel nos postos de trabalho, uso de máscaras e de face shield, bem como orientação do distanciamento social, além de reduzir o contato presencial criando a política de Home-office para suas equipes administrativas.
O comitê ainda avaliou que o pagamento no quinto dia útil de cada mês gerava aglomerações em supermercados e bancos. “Por conta disso, desde março do ano passado, realizamos o pagamento nos dois primeiros dias do mês, assim, os colaboradores podem fazer compras e pagar contas, respeitando o distanciamento social”, diz o diretor de DH do GRUPO GR.
Além disso, o Serviço de Telemedicina GR, programa dedicado àqueles com sintomas ou atestados que indicam contaminação por covid-19, foi adotado.
As estratégias aplicadas neste momento, segundo Marques, representam um desdobramento das primeiras ações, disponibilizadas de acordo com uma avaliação do atual momento. “Desde o início da Pandemia o nosso esforço em cuidar dos nossos colaboradores é o maior objetivo da Companhia, pois são homens e mulheres que têm um serviço essencial à sociedade e merecem nosso o respeito e atenção”, finaliza Marques.