Segundo o relatório “AI Predictions 2021” da empresa de consultoria e auditoria PWC, companhias americanas estão ampliando e inserindo cada vez mais a inteligência artificial em suas rotinas. De todos os participantes da pesquisa, 86% disseram que a IA será uma “tecnologia dominante” em seus negócios em 2021. No Brasil não é diferente, diversas corporações já investem em soluções que usam este recurso para a capacitação, qualificação e melhor experiência dos seus colaboradores. Entre as novidades, o ensino customizado de idiomas para determinada área de atuação ganha força com o uso da tecnologia.

A Slang, plataforma online para aprendizagem de inglês especializada em conteúdos profissionais e técnicos, é um dos bons exemplos da utilização de inteligência artificial. Eles constroem trilhas de aprendizagem do idioma  hiperpersonalizadas para diferentes funções dentro de um único negócio, o que acaba criando uma sinergia entre trabalho e aprendizado. Hoje, a startup já conta com mais de 130 cursos e 35 mil alunos espalhados em sete países da América Latina, como México, Colômbia e Brasil. 

“A maior parte do conhecimento do mundo está em inglês, ou seja, novos assuntos que emergem em qualquer área profissional se iniciam nesta língua. Por isso, sem o domínio do idioma, e de suas peculiaridades para cada profissão, fica impossível manter-se atualizado. Com o uso de recursos de IA, é possível entregar uma experiência personalizada de ensino, que vai de acordo com a necessidade de cada profissional. Isso acaba deixando o aprendizado mais fácil, já que o colaborador estuda só os conteúdos que ainda não domina, mas que já fazem parte do seu cotidiano no trabalho.”, explica Rafael Iapequino, Head de Marketing e Country Manager da Slang no Brasil. 

O estudo feito pela PWC também aponta que até a década de 2030, à medida que a inteligência artificial avançar e se tornar mais autônoma, 44% dos trabalhadores com um nível de escolaridade mais baixo correm risco de perder seus empregos para a automação. O upskilling, ou aprimoramento profissional, será necessário para que as empresas retenham talentos e consigam qualificar suas equipes. Ainda segundo a pesquisa, 46% das companhias já buscam pela implementação da IA na aprendizagem de seus times, para que eles se familiarizem e acabem com os preconceitos que têm quanto a essa tecnologia. 

De acordo com Patrick Brand, Head de Conteúdo da Slang, jovens de todo o mundo estão vulneráveis à lacuna de competências e ao desemprego e precisam não só de qualificação como de requalificação constante. “A tecnologia estará presente na maioria dos cargos e, por isso, o treinamento deverá ser contínuo. As empresas estão qualificando mais os seus funcionários porque, atualmente, a mão de obra não é especializada o suficiente. Nossos cursos foram criados pensando nos conhecimentos específicos de inglês que cada colaborador precisa ter, desde o nível mais básico até o mais avançado do idioma. Nossos usuários podem fazer as atividades de uma forma gamificada, em qualquer hora ou lugar com a ajuda de nosso app. Nossa inteligência está aprendendo com todos os erros cometidos pelo aluno e em real time adapta sua jornada de conteúdos baseando-se nisso, o que faz com que o usuário só aprenda aquilo que realmente necessita.”, finaliza Brand.

By Taz Assunção

Jornalista, Publicitário e Circense, sócio fundador do Negócios Tech. Gosta mesmo é de dormir e comer omelete do Lanche da Cida.

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