Solução permite que empresas utilizem suas próprias plataformas para consultar informações e fazer transações bancárias, sem a necessidade de acessar o internet banking do Santander. Elas mesmas são, na prática, um banco
A conexão online de pagamentos entre bancos é o primeiro produto mais robusto de Banking-as-a-Service (BaaS) conectado ao Open Finance disponível para clientes PJ no mercado brasileiro
O Santander lançou um sistema com conexão online de pagamentos entre bancos que permite a clientes PJ de todos os tamanhos realizarem consultas e transações dentro de seus próprios sistemas integrados de gestão, os chamados ERPs (Entreprise Resource Planning). A inovação possibilita que as empresas automatizem processos bancários, armazenem dados e unifiquem a visualização de suas informações financeiras, inclusive de outros bancos, graças ao Open Finance.
Trata-se, na prática, da primeira solução do mercado dentro do conceito de Banking-as-a-Service (BaaS) que uma instituição financeira no Brasil coloca à disposição de seus clientes corporativos.
De largada, o Banco começou a disponibilizar APIs – sigla em inglês para interface de programação de aplicações – que tornam possível realizar a partir de seus sistemas, sem a necessidade de se logar ao internet banking, operações como consulta de saldo, extrato e recebíveis, além de funções transacionais, entre elas pagamentos e emissões de boletos. Os processos são trafegados dentro do ERP de cada cliente, evitando o retrabalho de lançar em seu sistema as transações realizadas nos canais digitais de cada banco.
“Como está conectado ao Open Finance, o nosso sistema interbancário acessa informações de todas as instituições financeiras das quais a empresa é cliente, gerando uma série de melhorias de eficiência para as áreas de gestão financeira e tesouraria das companhias”, afirma Flavia Davoli, diretora de Tecnologia do Santander.
Todas essas inovações já estão disponíveis para clientes PJ do Santander no Portal do Desenvolvedor, que funciona como uma vitrine para todos os produtos do Banco que possam ser utilizados por meio de APIs, além de suporte especializado para iniciar o consumo de soluções por meio desta tecnologia.
O Banco já projeta para os próximos meses expandir o portfólio de transações com APIs mais voltadas a crédito. É o caso da antecipação de recebíveis, uma das operações mais utilizadas pelas empresas que, com a ferramenta, passarão a ter uma visão completa do que tem a receber.
Outra novidade do radar do sistema interbancário do Santander é o comércio exterior, que vai permitir que empresas realizem dentro se seus próprios sistemas de gestão ERP operações de câmbio, entre outras funções.
Para Flavia, a tendência é que rapidamente as empresas que possuem operações em mais de uma instituição financeira percebam os ganhos de eficiência em gerar um boleto de cobrança dentro do seu ERP, por exemplo, sem entrar na jornada do Banco.
“O sistema com conexão online de pagamentos entre bancos é uma evolução do Internet Banking porque une o operacional da empresa com o sistema financeiro do seu dia a dia, incluindo os realizados com outras instituições. Com APIs, o cliente se conecta com às plataformas do Santander e constrói a jornada que quiser, otimizando rotinas e com visão de uma agenda de futuro. Um evolução sem volta”, finaliza a executiva.