Com esta parceria, o aplicativo disponibilizará jornadas terapêuticas para o alívio dos principais sintomas da menopausa, dentre eles o das dores articulares, com monitoramento inteligente e acompanhamento individualizado para a mulher nessa nova etapa da vida
As startups Plenapausa, primeira femtech que promove informação, solução e acolhimento para mulheres na menopausa, em parceria com a LinkFit, plataforma inteligente para o tratamento e monitoramento da saúde osteomuscular, desenvolveram um aplicativo para auxiliar mulheres a terem mais qualidade de vida e bem-estar durante a menopausa. A ferramenta surgiu como solução para aliviar o sexto sintoma mais recorrente em mulheres na menopausa identificado pela avaliação gratuita da femtech, as dores articulares, e terá exercícios para fortalecimento pélvico e muscular, alívio de dores, melhora da disposição e do sono, entre outros.
Segundo os dados da Plenapausa, que avaliou mais de 3.700 mulheres até o final de agosto, 80% das mulheres afirmaram sofrer com dores nas articulações e/ou dores musculares. “Com esse sintoma sendo tão recorrente, entendemos que precisamos ajudar essas mulheres, afinal uma atividade física com qualidade faz parte de uma vida feliz e longa, por isso, o aplicativo consiste em aliar tratamento e tecnologia levando para as mulheres jornadas terapêuticas que ajudarão no alívio das dores e desconfortos desta fase, mas principalmente as auxiliarão a ter uma vida ativa”, conta a fundadora da Plenapausa, Márcia Cunha.
A Plenapausa, em operação desde agosto de 2021, foi fundada por duas mulheres, a psicanalista e economista, Márcia Cunha, em parceria com a advogada e atleta, Carla Moussalli, que também atua como CEO na LinkFit, e que por vivências familiares com a menopausa, desejavam quebrar tabus em relação ao envelhecimento feminino e melhorar a qualidade de vida das mulheres nesta fase. Com o trabalho em conjunto e os resultados da pesquisa, a dupla percebeu que, mais uma vez, a sua união não era por acaso e para solucionar o sexto sintoma era preciso oferecer para essas mulheres exercícios físicos de qualidade, com acompanhamento profissional, mas de forma acessível, segura e eficiente. “Até o momento estávamos focadas em trazer solução para os cinco principais incômodos apontados em nossa avaliação. Mas, quando olhamos para o sexto sintoma que mais impacta a vida da mulher na menopausa, a dor articular estava lá e nada mais desconfortável do que viver com dor. Percebemos que a Carla já tinha toda a expertise para oferecermos essa solução”, conta Márcia Cunha.
Com isso, para que as mulheres consigam realizar a rotina de exercícios da maneira correta e assertiva para aliviar o sintoma, de qualquer lugar que estejam, a Plenapausa se uniu à Inteligência Artificial criada e utilizada na Linkfit. “Através desta parceria, estamos disponibilizando jornadas terapêuticas científicas, efetivas e monitoradas, que gerem a segurança necessária para a realização adequada das atividades remotas. Queremos promover acesso para as mulheres cuidarem da sua saúde, assistidas por uma tecnologia de ponta na análise de dados e com uma retaguarda médica, para que consigam resultados clínicos efetivos e duradouros nessa nova fase da vida”, conta Carla Moussalli.
Ainda segundo a fundadora da femtech, a decisão de lançar uma solução como aplicativo se deu, devido à percepção das empreendedoras em relação à escassez de opções tecnológicas para mulheres em menopausa, o que revela a falta de olhar do mercado de wellness para esta fase, além de fortalecer a marca em sua tese, que é levar informação, acolhimento e solução. “Atualmente, temos apps para auxiliar em diversas fases da vida, como a menstruação e a gestação. Porém, para mulheres em menopausa, não havia nenhuma opção. E como acreditamos que as mulheres precisam se informar para ter uma vida mais saudável e plena durante este período, nada melhor do que trazer essa tecnologia de uma forma que reúna os monitoramentos e soluções que ela precisa durante a pré-menopausa e pós menopausa”, explica Márcia.
No mês de agosto, a Plenapausa teve um aumento de 50% nas vendas dos fitoterápicos e mantém, desde o terceiro mês de atuação, o índice de recompra dos produtos em 25%. Apesar de manter o mesmo investimento inicial com marketing, o alcance de leads da femtech também aumentou em 30% nos últimos três meses. Em relação ao aplicativo, como fruto da parceria com a LinkFit, a expectativa das startups é de 300 downloads nos primeiros três meses de funcionamento, com uma taxa de engajamento de 25% ao final do período.
A ferramenta está disponível para celulares Android e IOS e, além de quatro jornadas terapêuticas, possui material informativo e a mesma avaliação disponibilizada pelo site da Plenapausa, mas com a vantagem de ter em mãos, a qualquer momento, o resultado da sua avaliação.