Em ritmo de expansão acelerada também na adquirência, a Companhia encerrou 2020 alcançando um volume recorde de transações financeiras de R$ 162 bilhões, 41% maior em comparação a 2019, e muito acima do setor, que cresceu 11% no mesmo período.
O PagSeguro PagBank (NYSE: PAGS), que promove soluções inovadoras em serviços financeiros e meios de pagamentos, anuncia nesta quinta-feira (25) seus resultados relacionados ao 4º trimestre de 2020.
O grande destaque foi o número de quase 8 milhões de clientes ativos no PagBank registrado em dezembro do ano passado, adicionando 1,2 milhão de novos usuários em um único trimestre. Em 2020, o PagBank adicionou 5,1 milhões de novos clientes — promovendo a inclusão de milhões de brasileiros no sistema financeiro em um momento de restrições sociais vividas em decorrência da pandemia.
No quarto trimestre de 2020, o PagSeguro PagBank registrou R$ 55 bilhões em volume de transações financeiras (TPV, na sigla em inglês), maior nível da história da empresa para um trimestre, o que representou um avanço de 61% frente ao mesmo período do ano anterior (2019). O número de adições líquidas de novos comerciantes atingiu a marca de aproximadamente 800 mil, outro recorde alcançando pelo grupo, que contava com mais de 7 milhões de comerciantes ativos ao final de dezembro. O salto no número de novos comerciantes, aliado ao aumento substancial das transações financeiras eletrônicas, em comparação ao mesmo período de 2019, e o maior volume de transações online foram os principais motores de crescimento no período.
Os resultados reforçam as vantagens competitivas do PagSeguro PagBank frente a seus concorrentes, já que a indústria de meios de pagamentos registrou, no mesmo período, um crescimento muito inferior em volume de transações financeiras, aproximadamente quatro vezes menor. O número conta ainda com os valores do Auxílio Emergencial, ainda ativo no período e que elevou a busca, consumo e uso de produtos financeiros como cartões e pagamentos digitais.
Ainda durante o quarto trimestre de 2020, comparado com o mesmo período do ano anterior, o PagSeguro PagBank viu o uso do pagamento na modalidade débito crescer em um ritmo mais acelerado, enquanto as transações de crédito à vista e crédito parcelado cresceram menos, seguindo a tendência vista na indústria. O avanço reflete uma mudança temporária nos padrões de consumo de milhões de brasileiros, que têm priorizado os bens de primeira necessidade, equacionando as finanças mensais e adiando compras parceladas, dado o cenário de maior incerteza.
Para a Companhia, essas tendências são explicadas principalmente pelo comportamento dos consumidores no período, refletindo uma redução nos limites de crédito dos bancos emissores, desaceleração das atividades de consumo em parcelas, em parte decorrente da pandemia da Covid-19. Além disso, a prevalência do Auxílio Emergencial, que representa a assistência financeira do governo brasileiro para pessoas economicamente vulneráveis e que é transacionado majoritariamente na modalidade de débito.
Sempre na vanguarda, o PagSeguro PagBank anunciou uma série de novos produtos no final de 2020 e início de 2021, desde seu shopping virtual, que conta com cashback para seus clientes, passando pela oferta de CDBs emitidos pelo próprio banco, distribuição de fundos de investimentos, fundos de criptomoedas, além de ofertas de seguro residencial e acidentes pessoais.
“O PagSeguro PagBank segue firme no seu propósito de democratizar o acesso aos serviços financeiros no Brasil e promover a inclusão, principalmente em um ano tão desafiador como promete ser 2021. Seguiremos investindo no desenvolvimento de novos produtos, em novos canais de venda e em nossa iniciativa bancária, com o objetivo de termos os melhores serviços e produtos e sermos o destino principal dos recursos de milhões de brasileiros. Desde 2019, por exemplo, quando lançamos oficialmente o PagBank, nossa estratégia bancária, foram lançados mais de sessenta de novos produtos financeiros, serviços, e parcerias”, diz Ricardo Dutra, CEO do PagSeguro PagBank.
Receita total
A Receita Líquida Total do PagSeguro PagBank alcançou R$ 2,1 bilhões nos meses de outubro a dezembro de 2020, um crescimento de 33% frente ao registrado no mesmo período de 2019, uma aceleração do ritmo de crescimento em comparação ao terceiro trimestre. As receitas da companhia foram positivamente impactadas pelos maiores volumes de transações financeiras capturados, pelo recorde de adições de novos comerciantes no trimestre, além do crescimento relevante das receitas do PagBank, que cresceram 146% ante o quarto trimestre de 2019, e fecharam 2020 ultrapassando a marca de meio bilhão de reais no ano.
Lucro Líquido
O Lucro líquido ajustado no trimestre foi de R$ 430 milhões, o maior lucro líquido registrado na história da companhia, que mesmo em um ano repleto de incertezas devido à pandemia e as medidas de isolamento social, não deixou de investir nas novas iniciativas, como o PagBank, e manteve-se como a companhia a mais lucrativa do setor.
O balanço trimestral/anual completo com infográficos e releases completos, além da conferência com os investidores, podem ser acessados em: https://investors.pagseguro.com/financials/results-center/