O material engloba visões de mercado e expectativas para os setores de empreendedorismo, tecnologia, agronegócio, indústria farmacêutica e automotiva
 

As constantes transformações e inquietudes nos âmbitos político, econômico e social no país geraram um ambiente de incertezas. Entretanto, tantas são as variáveis, que o impacto causado por estes cenários no setor empresarial podem ser sentidos em diferentes níveis. Pensando nisso, a MCM Brand Experience, agência de marketing e comunicação integrada, produziu um compilado das principais tendências dentro de suas áreas de atuação para o mercado em diferentes setores e como elas podem impactar em seu negócio.

Para Mônica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience, em 2023 é, mais do que nunca, hora de colocar a mão na massa. “O ano chega trazendo muitas novidades e a necessidade de uma profunda conexão com clientes e colaboradores vem com mais força ainda. Se 2022 foi o ano da retomada, 2023 será o ano da confirmação. É preciso estar atento a tudo para fazer realmente a diferença e esse e-book que disponibilizamos é uma maneira de dizer que estamos aqui para o que as marcas e empresas precisarem, afinal, o sucesso de nossos clientes também é o nosso sucesso”, diz.

EMPREENDEDORISMO

Para muitos empreendedores o ano de 2022 não foi nada fácil. Segundo dados do Ministério da Economia, o número de empresas que fecharam as portas no ano passado é maior do que nos dois anos anteriores, devido ainda aos reflexos da pandemia. Dessa forma, o e-book transmite o futuro do empreendedor em três pontos: criação de conteúdo, experiência do cliente e canal de vendas.

ESG

O ESG (Environmental, Social and Governance) se tornou um direcionador importante sobre a qualidade de gestão. Nunca se falou tanto em ESG como em 2022, e não é por menos, pautas como diversidade, sustentabilidade e boas práticas de gestão ganharam tons de urgência, graças a sensibilidade despertada pela pandemia e ao momento delicado que o planeta atravessa na questão ambiental.

Em 2022, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) passou a exigir que as companhias abertas divulguem informações como inventário de CO2, diversidade, entre outros fatores ESG. Verifica-se uma procura crescente por empresas que executam essas práticas e essa será uma grande tendência para 2023.


DIGITAL

O universo digital tem nos surpreendido ano após ano, e em 2023 não será diferente. As marcas terão que se atualizar constantemente se quiserem sobreviver ao mercado, afinal de contas, o mundo está ficando cada vez mais tecnológico e as pessoas hiperconectadas.

O trabalho a distância vem conquistando cada vez mais espaço entre as corporações visto as suas vantagens e o aumento na produção por parte dos colaboradores que adotaram o formato. O atendimento via Inteligência Artificial parece ter vindo para ficar e, cada vez mais, os bots vão se tornando ainda mais “inteligentes” e com maior repertório cada vez mais natural.

AGRONEGÓCIO

A indústria química é responsável pela produção de grande parte dos produtos utilizados pelo agronegócio no Brasil, por isso é importante olhar para o setor já que, segundo dados do Cepea, o Agro é responsável por 27% do produto interno bruto (PIB) do país. Assim, as Smart Machines, produtos Eco Friendly e Softwares de Automação tendem a ser as prioridades do setor no ano.


Em geral, facilitar a vida do agricultor é a grande missão para 2023. Equipamentos que podem ser controlados a distância prometem ser uma tendência no próximo ano por reduzir a necessidade de mão de obra e o desperdício de insumos.

Nesse sentido, a digitalização do agro segue crescendo. O aumento de produtividade e de rentabilidade no setor agrícola está diretamente vinculada ao investimento em tecnologias de ponta. A digitalização do setor segue como uma importante tendência para 2023. O Smart Farming e outros exemplos de tecnologias que despontam, como o 5G, possibilitará resultados ainda melhores para o setor.


O e-book com todas as tendências e opiniões da agência está disponível para download para todo mundo e pode ser baixado através do site.

By Tayliny Battistella

Historiadora e publicitária que esta se descobrindo nerd e gamer. Socio fundadora do Negócios Tech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *