No dia 17 de maio, às 19h, na sala de Cinema Gilberto Gerlach, será apresentada a publicação Retratos do Audiovisual Catarinense, uma mapeamento e estudo do setor. O projeto é financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema de 2019, lançado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Naquele ano o Edital financiou, entre outras modalidades de projetos, a realização de uma pesquisa sobre a produção cinematográfica e audiovisual do estado, com o objetivo de subsidiar a FCC no diagnóstico e na formulação de políticas públicas para o desenvolvimento do setor. Nesse chamamento público, foi selecionado o projeto apresentado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da sua Pró-Reitoria de Pesquisa.
Nele estão reunidos, de forma resumida, os principais resultados e recomendações da investigação, realizada entre 2019 e 2020. O estudo completo e detalhado poderá ser acessado no site da Fundação Catarinense de Cultura após o lançamento.
Para realizar este mapeamento, que é tanto econômico como institucional, trabalharam juntos, e de forma inédita, professores e pesquisadores do Departamento de Economia e Relações Internacionais (e dos respectivos programas de pós-graduação) e do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. Em diálogo com diversos agentes e entidades do audiovisual do estado, a equipe levantou e analisou dados econômicos e institucionais do setor, oriundos de instituições como a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas fontes e seus sistemas de informação, entre outros, permitiram abordar questões como geração de emprego e renda, tipos de mão de obra envolvidos e arrecadação de impostos.
Também foram considerados trabalhos preexistentes — como o realizado no âmbito da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) — e, sobretudo, foram entrevistados numerosos produtores, distribuidores, professores e gestores do audiovisual catarinense. A massa de informações e impressões assim obtidas favoreceu a elaboração de um retrato também “qualitativo” sobre os processos criativos e modelos de negócios, as conquistas em políticas públicas, os gargalos existentes e os desafios para o futuro.
Participarão do lançamento, que é aberto ao público, os professores e pesquisadores da UFSC Hoyêdo Nunes Lins, Eva Yamila da Silva Catela, Caroline Mariga e Alfredo Manevy; também a coordenadora do Edital Prêmio Catarinense de Cinema, Ana Lígia Becker, e o diretor de Arte e Cultura da FCC, Luiz Ekke Moukarzel. Estarão no evento, ainda, representantes da Cinemateca Catarinense, Santacine, Sintracine e Instituto Catarinense de Cinema. (Fonte: CIC)
Serviço:
Lançamento da publicação Retratos do Audiovisual Catarinense
17/05/2022, às 19h
Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis
Entrada gratuita