Nota média das empresas ficou em 52,1 pontos, mostrando avanço em relação à primeira edição

Estudo foi baseado em entrevistas com tomadores de decisão na contratação de serviços de TI de 200 empresas com mais de 250 funcionários de diversas verticais de negócios em todo o País

A Plataforma está disponível para que outras empresas respondam à pesquisa e descubram o seu indicador de maturidade digital nos pilares segurança, cloud e serviços de TI aplicados aos negócios

A adoção de tecnologia por empresas brasileiras medida pelo Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação (INEXTI) subiu 8,5%, em 2022, na comparação com a primeira edição do estudo, realizada no ano anterior. Pioneiro na avaliação do grau de maturidade das empresas brasileiras, o indicador foi idealizado pela Oi Soluções, provedora e orquestradora de soluções digitais para o mercado corporativo, e desenvolvido pela IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências nas indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Os resultados da segunda edição do INEXTI foram divulgados nesta terça-feira, 28, em coletiva de imprensa online transmitida para todo o Brasil.

Baseado nos pilares segurança da informação, adoção de cloud e modernização da infraestrutura e serviços de TI aplicados aos negócios, o indicador foi obtido a partir de 200 entrevistas concluídas no final de 2022 com tomadores de decisão e influenciadores na contratação de serviços de TI de empresas de médio e grande porte de várias verticais em todo o País. O resultado é uma ponderação desses três pilares.  O INEXTI 2022, mostrou que, numa escala de 0 a 100, a nota média das empresas brasileiras foi 52,1, o que representa uma evolução se comparada aos 48 pontos da primeira edição, divulgada em 2021.

No que se refere à segurança da informação, os dados revelaram uma associação direta entre o monitoramento do ambiente de TI e a existência do executivo de segurança da informação (Chief Information Security Officer). Sessenta e quatro por cento das empresas entrevistadas que possuem a figura de um CISO têm a maior parte ou todo seu ambiente de TI monitorado. Os números mostraram também que embora a gestão e operação de segurança continuem majoritariamente feitas por times próprios, a necessidade de consultoria vem crescendo. Cinquenta e seis por cento já contratam consultoria para Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Sobre a adoção de cloud e modernização de infraestrutura, é possível constatar que ainda que os ambientes de TI tradicionais predominem, a coexistência e integração de modelos de nuvem avançam. Em 2021, 49% das empresas utilizavam o modelo híbrido (tradicional e nuvem). Nesta segunda edição, esse número chegou a 62%. Entre os desafios apresentados para a migração para a nuvem estão problemas com conectividade (39%), dificuldade para prever custos (38%) e falta de capacitação técnica sobre nuvem (20%).

O pilar serviços de TI aplicados aos negócios, que correlaciona a adoção de tecnologia e a potencialização dos resultados das organizações, mostrou um aumento do número de empresas que possuem indicadores de TI vinculados aos negócios, passando de 50% em 2021 para 57% nesta edição.

“A maturidade digital é um conceito dinâmico e as organizações podem avançar ou retroceder de acordo com suas decisões e investimentos ao longo do tempo. Por isso, o INEXTI tem uma função importantíssima, servindo de bússola para orientar as empresas na busca por otimização de processos, segurança e sustentabilidade nos negócios. Esse é um projeto do qual temos muito orgulho porque, ao impulsioná-lo, a Oi Soluções reafirma seu posicionamento como relevante player do setor de tecnologia e orquestradora de soluções digitais”, afirma o VP da Oi e Head da Oi Soluções, Marcelo Leite”.

“O estudo estabelece um entendimento sobre temas tecnológicos que compõem o pensamento estratégico das organizações, e a maneira como se traduzem no uso de infraestrutura de TI, conectividade, segurança e serviços gerenciados, além da forma de como esses serviços impulsionam e se relacionam com a linha de negócios. Na plataforma, todos os interessados podem responder à pesquisa, comparar-se em relação aos números obtidos e receber um relatório com comentários da IDC”, explica Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações da IDC Brasil para a América Latina.

A Oi Soluções tem portfólio completo e integrado de Segurança, Cloud, UC&C (Unified Communications and Collaboration), IoT, Big Data & Analytics, Aplicações Digitais e Serviços Gerenciados, além de dados, internet e voz via fibra ótica. Com atuação nacional, o B2B da Oi está presente nas maiores empresas públicas e privadas do país. São mais de 1.400 executivos para atender exclusivamente o segmento corporativo, sendo a carteira de clientes composta por 40 mil empresas dos mais variados setores.

Acesso à pesquisa  

As empresas que desejarem avaliar gratuitamente seu grau de maturidade digital devem preencher integralmente a pesquisa no site www.oisolucoes.com.br/INEXTI. Após o preenchimento, será gerado um relatório exclusivo com o indicador da empresa e uma análise final com recomendações de atuação. O estudo continuará sendo atualizado recorrentemente, permitindo que as organizações acompanhem sua evolução.

By Tayliny Silva

Historiadora e publicitária que esta se descobrindo nerd e gamer. Socio fundadora do Negócios Tech.

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