Iniciativa da companhia busca formar novos profissionais em tecnologia e contribui também para a inclusão de grupos minorizados no setor.

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos. A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.  A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.

Com objetivo de ampliar a diversidade de participantes da 2ª edição do Programa Desenvolve, o Grupo Boticário firma parceria com o Tech Girls – negócio de impacto socioambiental que tem como missão romper com a pobreza intelectual, emocional e técnica de pessoas em vulnerabilidade social por meio de formação em tecnologia e capacitação em restauração de computadores que iriam para o lixo. Por meio da parceria, os aparelhos recuperados pelo Tech Girls serão disponibilizados aos estudantes que não possuem equipamento e que participarão da 2ª edição do projeto de formação em tecnologia realizado pela empresa.

Para o Grupo Boticário, a tecnologia é impulsionadora do desenvolvimento, assim como o futuro depende da inclusão. “Os notebooks restaurados deixam, portanto, de irem para o lixo a partir da troca de componentes. Essa é uma ação que une capacitação para mulheres de baixa renda no universo tech, geração de renda e economia circular, além de facilitar a participação de pessoas interessadas no Programa Desenvolve e que não possuem equipamento”, explica Daniel Knopfholz, vice-presidente de Digital & Tecnologia do Grupo Boticário.

A parceria do Grupo Boticário com o Tech Girls é fruto do “Chamado 2030” – iniciativa realizada pela companhia no segundo semestre de 2021 com o objetivo de convocar ONGs, cooperativas, universidades, startups ou qualquer organização que atue com projetos inovadores para solucionar o impacto dos resíduos no mundo e a diminuição da desigualdade social nessa cadeia. 


“Esta parceria é mais uma iniciativa da nossa agenda ESG e está diretamente conectada aos 16 compromissos socioambientais que o Grupo assumiu por meio da plataforma ‘Uma Beleza de Futuro’. Como meta prioritária, nos comprometemos a mapear e a solucionar todo o resíduo sólido gerado na nossa cadeia, buscando formas inovadoras de economia circular. Mas, não podemos fazer isso sozinhos. O trabalho conjunto com o Tech Girls é, portanto, mais um passo rumo ao nosso propósito de transformar o mundo por meio da beleza, unindo a economia circular a uma ação de impacto social que transforma vidas por meio da capacitação”, ressalta Eduardo Fonseca, diretor de Assuntos Institucionais e ESG do Grupo Boticário. 

Gisele Lasserre, desenvolvedora de software, educadora digital e fundadora do Tech Girls, também pontua sobre a importância da parceria. “Contribuir junto com o Grupo Boticário na transformação de vidas é gratificante. No Tech Girls vemos como é importante apoiar os alunos com a qualificação, e esse esforço conjunto para ressignificar um computador que seria descartado significa um novo passo na vida da mulher que o recuperou e, agora, uma nova oportunidade nas mãos dos alunos do Programa Desenvolve”. 

“Desenvolve” mais do que dobra o número de vagas

Com oferta de formação gratuita em tecnologia para pessoas em situação de vulnerabilidade que têm o sonho de iniciar uma carreira na área, mas que não têm condição de realizar cursos profissionalizantes ou que os capacitem a entrar no mercado de trabalho, o Programa Desenvolve está em sua segunda edição e atingiu recorde de inscritos. Mais de 20 mil pessoas se inscreveram para participar do projeto realizado pelo Grupo Boticário em parceria com o Instituto Grupo Boticário. Esse número é três vezes maior em comparação à 1ª edição, realizada em 2021, alcançando número recorde de interessados entre todos os programas já realizados pela companhia, incluindo de estágio e trainee. “Devido à alta procura, o Grupo decidiu ampliar o número de vagas do programa, passando de 400 (quantidade definida) para 1.000”, comemora Knopfholz.

Os cursos são ministrados pela escola de tecnologia Alura e estão divididos em: formação de desenvolvedores em Full Stack, analista de Dados e Devops. Para as turmas deste ano, cerca de 80% dos participantes são pessoas que se declaram do gênero feminino e/ou negras, 30 estudantes são 50+, 31 pessoas não binárias ou transgênero e 9 estão em situação de refúgio no país. Além disso, cerca de 60% das vagas são ocupadas por pessoas com renda acima de R$600 e abaixo ou igual a R$1.100.

Os alunos do programa têm ainda a possibilidade de concorrer a uma posição no Grupo Boticário a partir dos três primeiros meses de formação.  A companhia irá contratar, com salário integral, 40 alunos que se destacarem ao longo do Desenvolve. As posições são para meio-período, possibilitando a continuidade dos estudos.

Criado em 2017, o Tech Girls é um negócio de impacto socioambiental que tem como missão romper com a pobreza intelectual, emocional e técnica de pessoas em vulnerabilidade social, por meio de formação em tecnologia. Por meio de uma metodologia própria, capacita mulheres e torna acessível o conhecimento em tecnologia, auxiliando na criação de negócios digitais, autonomia para o uso pleno de computadores e celulares e acesso ao mercado de trabalho em TI. O Tech Girls já transformou diretamente mais de 500 vidas femininas, promovendo impacto positivo em centenas de famílias e comunidades de Curitiba e região metropolitana e, atualmente, vem estabelecendo parcerias para promover a capacitação e inclusão de mulheres no mercado de tecnologia em todo o Brasil. Em 2021, Gisele Lasserre, fundadora do Tech Girls, desenvolvedora de software e educadora digital obteve o 1º lugar no Prêmio Empreendedora Curitibana 2021, na categoria Empresa de Impacto Socioambiental. No mesmo ano, o Tech Girls foi selecionado para receber mentoria da Gerando Falcoes. Mais informações em https://techgirls.com.br.

By Tayliny Battistella

Historiadora e publicitária que esta se descobrindo nerd e gamer. Socio fundadora do Negócios Tech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *