Digitalização prevê o uso de ferramentas de nuvem e o desenvolvimento de soluções com baixa latência, segurança e estabilidade

A empresa de energia Raízen anunciou a migração de todas as suas aplicações para o ambiente de nuvem Microsoft Azure. O projeto de inovação, que acontecerá nos próximos cinco anos e é apoiado por soluções Microsoft, visa acelerar a entrega e a adoção de novas tecnologias para o negócio, aumentando a resiliência e a segurança. Em linha com o cenário de acelerada transformação digital em que vivemos, a empresa contará com tecnologias de gerenciamento de dados e inteligência artificial (IA), bem como com a infraestrutura global de computação em nuvem, que suportará a sua evolução tecnológica. Além disso, a Raízen fará uso do ambiente interconectado entre as nuvens Oracle Cloud e Microsoft Azure no Brasil.

A iniciativa também contará com profissionais dedicados da Microsoft que auxiliarão na adoção das melhores práticas de computação em nuvem e darão treinamentos para que os funcionários da Raízen utilizem as soluções, bem como vouchers de certificação na tecnologia. Neste cenário, as empresas terão uma atuação colaborativa, trocando consultoria e experiências através de uma equipe de especialistas em digitalização. A colaboração está ligada à demanda empresarial por maior acesso aos dados, com garantia de integridade e confiabilidade.

“Estamos investindo em infraestrutura local para apoiar projetos de inovação e alavancar o potencial das soluções baseadas na nuvem. A iniciativa da Raízen de implementar a nuvem em toda sua operação, além de seu investimento em treinamento de funcionários, só reforça o futuro digitalizado e eficiente que vislumbramos para todos os setores econômicos no Brasil”, diz Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil.  

Uma empresa com um ecossistema empresarial integrado – do cultivo da cana de açúcar à comercialização, logística e distribuição de combustível – a Raízen, que tem 40.000 funcionários, 35 parques de bioenergia e uma rede de concessionárias de 7.300 postos de serviço com a marca Shell no Brasil e na Argentina, entende que o investimento em serviços de nuvem pode representar uma redução nos custos operacionais, bem como ganhos com maior estabilidade e eficiência operacional. Com isso, a empresa continuará uma jornada de transformação digital que beneficiará processos como o gerenciamento de plataformas digitais com maior velocidade, escalabilidade e segurança, em um projeto que combina inovação e sustentabilidade.

“Nossos times já estão trabalhando conjuntamente e já estamos colhendo benefícios em melhores práticas para performance e segurança em cloud. Temos certeza de que essa colaboração direta com o time da Microsoft Azure nos tornará mais ágeis para absorver novas tecnologias e acelerar as jornadas que o negócio precisa”, afirma José Eduardo Massad, diretor de Tecnologia da Informação da Raízen.

Uma das prioridades do projeto é a aplicação das plataformas tecnológicas da Microsoft em outras frentes operacionais da Raízen, gerando novas oportunidades de negócios a médio prazo. Para isso, a empresa pretende expandir as soluções em nuvem para o trabalho desenvolvido pela Fundação Raízen, além de incentivar o uso do ambiente virtual por fornecedores e produtores parceiros, startups associadas e pelo Pulse, polo de inovação da empresa de energia. Através da ampla disponibilidade de automação inteligente e serviços gerenciados, as empresas esperam adicionar conhecimento de inteligência de dados e expandir o alcance dos recursos tecnológicos a todos os envolvidos no ecossistema e na cadeia de produção.

By Tayliny Silva

Historiadora e publicitária que esta se descobrindo nerd e gamer. Socio fundadora do Negócios Tech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *