Expectativa da companhia é ter um crescimento em volume de 30% a 40%

A data mais esperada do ano para o comércio se aproxima e com ela muitas expectativas e oportunidades para as empresas e indústrias do setor e também para milhares de consumidores que aguardam ansiosamente pelas ofertas. Em meio ao enorme crescimento do comércio eletrônico no Brasil, a Infracommerce, maior ecossistema digital independente para e-commerce da América Latina, se prepara para viver a melhor Black Friday da sua história, com previsão de crescimento orgânico com um volume entre 30% e 40%.

Com o aumento exponencial das vendas online, a Companhia montou um planejamento estratégico robusto envolvendo todas as áreas para conseguir atender à alta demanda e manter um serviço de qualidade e excelência. “Nossa Black Friday é preparada para que nossos clientes tenham uma ótima experiência em toda a jornada de compra. O objetivo é que eles consigam navegar, fazer suas compras, pagar e receber seus produtos sem que haja qualquer tipo de imprevisto”, explica Luiz Pavão, Vice-Presidente B2C da Infracommerce.

O grande diferencial deste ano é com certeza a entrega rápida. “Os consumidores estão bastante exigentes e querem ter seus produtos em mãos o quanto antes, mas para que essa entrega aconteça, todas as áreas precisam estar funcionando de maneira integrada. Cabe a nós atendê-los da melhor forma, mantendo a mesma excelência no serviço, com um prazo menor e baixo custo”, afirma Pavão. O time de tecnologia é responsável para que todo o sistema funcione em perfeita sintonia, desde o primeiro clique até a entrega. E em conjunto estão marketing e vendas, pagamento, logística e atendimento pós-venda.

De acordo com Luiz Pavão, a Black Friday não é apenas no dia 26 de novembro, ela dura o mês inteiro. “Os consumidores estão ávidos por descontos e realmente esperam por este momento, principalmente se pensarmos nas categorias de smartphones e produtos de moda. É praticamente uma black month”, diz. E para que tudo saia impecável, a Infracommerce faz uma estimativa antecipada para tentar identificar possíveis problemas e corrigi-los a tempo para manter o estoque abastecido. “Usamos os meses que antecedem à Black Friday como termômetro, fazemos o stress test nos sites, estressamos o sistema mesmo, tudo para evitar que os sites caiam durante o período de maior pico, ou que haja atrasos no processo de venda”, comenta.

Independente da demanda e das ofertas, a Companhia faz ainda um levantamento com as marcas para entender o que cada uma tem em estoque e comparar com as vendas realizadas na última campanha de Black Friday. “Com o histórico em mãos, conseguimos mostrar e exemplificar para as marcas a necessidade de ter uma quantidade maior de determinado produto, por exemplo. Além disso, as áreas de logística fazem projeções para entender como aquele consumidor chegou até a marca e entrega esse funil de acesso para os respectivos responsáveis”, esclarece o executivo.

Entregas Mais Rápidas
Com quase 300 clientes, a Companhia ampliou seus Centros de Distribuição e suas Dark Stores para garantir abastecimento de estoque, além de permitir entregas rápidas a novos lugares. Entre os produtos armazenados nos galpões, os que geram maior procura nesta data são artigos esportivos, vestuário, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

A Infracommerce conta ainda com um pool de 30 transportadoras que, aliadas à tecnologia, ajudam a companhia a conseguir sempre a melhor opção. “Temos um sistema de inteligência para a gestão da logística, o Delivery Hub, que nos ajuda a otimizar custo do frete e prazos tanto para os consumidores quanto para as marcas, agregando uma experiência melhor e mais confortável para o consumidor final”, conclui Pavão.

Contratações
O período da Black Friday desperta muito interesse em oportunidades de trabalho. Para este ano, estão abertas cerca de 500 vagas em diversas regiões do país. Só no departamento de Operações são mais de 420, seguidas por 50 para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Como preparação para o grande evento, há treinamentos e as equipes são montadas de forma mista, as recém-chegadas na Companhia são colocadas para trabalhar com pessoas mais experientes e, desta forma, ter uma melhoria em todo o processo. Todos os profissionais terão a experiência de atuar dentro de um ciclo que exige muita responsabilidade, além de ser um evento de alta demanda e capacidade logística, o que agrega conhecimento e valor e abre oportunidades para o futuro deles dentro da empresa.

By Tayliny Silva

Historiadora e publicitária que esta se descobrindo nerd e gamer. Socio fundadora do Negócios Tech.

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