Iniciativa promove a formação de jovens para participação social nas políticas públicas
Projeto nos territórios de SC que articula jovens lideranças; Foto: Samarah Susie
O Programa de Educação Popular (PEP) promove a formação continuada de jovens para maior participação social nas políticas públicas no estado de Santa Catarina. A iniciativa do governo federal em parceria com o Instituto Araxá tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento e animar e capacitar novas lideranças para atuarem nas comunidades. Está acontecendo ao mesmo tempo nos seis territórios do estado: Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Extremo Sul, Serra Mar, Grande Florianópolis e Norte do estado. O projeto está sendo estruturado desde 2023 e começou a funcionar nesta semana.
A psicóloga e uma das representantes do Instituto Araxá, Simone Bairros, afirma que é necessário educar sobre o papel do Estado nas comunidades e a importância da participação social: “É o espaço de fala para a sociedade onde normalmente a elite dita medidas que afetam todo o coletivo trabalhador. Precisamos mobilizar para fortalecer”.
O deputado federal Pedro Uczai (PT) foi convidado ao primeiro encontro do programa e disse que apoia a iniciativa pois o público jovem precisa dessa educação para estar presente nos espaços políticos: “A cidade é um campo de batalha, sempre terá gente resistindo ao preconceito, à dominação. A luta de classes é uma luta de interesses e valores, a pessoa que luta tem que estar casada com o lugar social”.
O projeto oferece uma formação de um ano com seis etapas distribuídas ao longo do tempo de duração, sendo a etapa final um fórum estadual com a presença de lideranças comunitárias e reunirá os participantes de todos os territórios de Santa Catarina.
A participante do PEP, Isadora Cristina, afirma que a iniciativa demonstra que o governo está abrindo espaço para a fala e participação social: “Eu entrei no projeto porque achei realmente interessante essa formação para os jovens. Acabei de entrar na faculdade, mas vi gente aqui que ainda está no ensino médio, é importante esse aprendizado para eles saberem que tem lugar de fala na política”.