Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium, esclarece a importância de unificar as estratégias e elenca os principais atributos para conquistar um posicionamento de sucesso

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Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium – Créditos: Divulgação

Responsável por criar, comunicar e entregar valor para o cliente, o marketing atua como elo fundamental na relação entre a marca e o seu público. A estratégia visa atender às necessidades e desejos do mercado consumidor, ao mesmo tempo em que promove a competitividade, lucratividade e posicionamento da organização.  “O marketing é uma área pulverizada, de onde surgem várias derivações que possuem um único objetivo: conquistar e fidelizar os clientes, mediante a geração de valor da marca. Dentre as vertentes, o digital desponta como uma das mais utilizadas, em virtude da popularização das redes sociais”, comenta Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em construção e gerenciamento de marcas.

Além de aumentar as vendas e aprimorar a visibilidade da empresa, bem como dos produtos e serviços, o marketing atua como poderosa ferramenta no gerenciamento de marca e no engajamento dos clientes, colaboradores e parceiros do negócio. “Seja no tradicional ou digital, todos os benefícios do marketing são conquistados a longo prazo.  A diferença é que, no digital, é possível criar ações sem a necessidade de grandes investimentos e alterar a rota das estratégias com mais agilidade, caso não estejam sendo eficientes para com os objetivos da empresa”, esclarece Amieiro.

Ainda que o momento mercadológico atual exija a digitalização das empresas, o especialista faz um alerta sobre o propósito do marketing digital, que vai além das mídias sociais: “Vejo uma infinidade de marcas e empreendedores acreditando que o marketing digital se concentra, apenas, em publicações nas redes sociais, o que resulta em ações copiadas e replicadas. É preciso ter em mente que o marketing é o que te diferencia dos demais, é a ferramenta que cria valor e destaca sua empresa no mercado”, revela. 

Segundo o fundador da AQR1, as estratégias do marketing tradicional não anulam as operações do digital. O ideal é que elas se complementem e sejam condizentes com os propósitos, valores e identidade da organização. “O que funciona para uma empresa não, necessariamente, vai funcionar para outra. Para não fazer mais do mesmo e ser só mais um no mercado, é preciso conhecer as forças e fraquezas do negócio, bem como as oportunidades e ameaças do setor. Dessa maneira, você conhece o mercado e consegue adotar ações vantajosas e lucrativas ”, aponta.

A seguir, Igor elenca os quatro principais atributos que todo empreendedor deve conhecer para conquistar um posicionamento de valor e sucesso perante os clientes e a concorrência. Confira:

1.     Tipos de marketing

A coleta de informações do ambiente interno e externo da organização permite que as estratégias adotadas sejam fundamentadas em dados reais, contribuindo para o êxito da operação. Segundo Igor, é fundamental que o empreendedor conheça o básico das principais derivações do marketing antes de investir tempo e capital. “São ações distintas, mas que possuem o mesmo propósito. Por exemplo, em um mesmo plano de marketing, é possível adotar atuações do digital juntamente com o marketing de produto, de relacionamento e o endomarketing, que visa o encantamento dos colaboradores internos da organização”, complementa.

2.     Segmentação e alcance

De acordo com o especialista, a grande diferença entre o marketing tradicional e o digital é a segmentação do público. “No modelo tradicional, a atuação é muito mais ampla e podemos expandir a operação para um grupo maior de pessoas. Já no digital, é possível segmentar e atingir, de forma mais rápida e eficiente, o seu público, em virtude do levantamento de dados e informações na Internet”, esclarece. Enquanto na forma tradicional a análise e o alcance são feitos com base no público-alvo da marca, no digital é feita a personificação de uma pessoa com interesses, preferências e costumes específicos, denominada como “persona”, na área de marketing.

3.     Conteúdo relevante

Com os inúmeros conteúdos circulando na web, é cada vez mais difícil conquistar a atenção dos usuários e seguidores, em meio à enxurrada de informações e anúncios. Por isso, é fundamental oferecer um conteúdo interessante, criativo e condizente com a identidade do negócio. “Seja em um post nas redes sociais ou até mesmo uma publicação impressa, o conteúdo deve agregar valor à sua marca e ser relevante para a empresa, seus seguidores e clientes. De outra forma, você vai entregar informações desnecessárias para pessoas que não são o seu público-alvo”, sugere o fundador da Aquarium.

4.     Identidade visual

“Hoje, existem diversos programas e aplicativos para a criação da identidade visual com modelos de arte pré-prontos. É preciso tomar cuidado para não cair na mesmice e adotar informações visuais e um design que já exista e esteja saturado no mercado. Dessa forma, a imagem da sua marca não vai transmitir relevância e credibilidade”, revela Amieiro. Para construir uma comunicação de valor e conquistar a visibilidade, o fundador da agência AQR1 destaca a importância em criar e adotar uma identidade visual que reforce as qualidades da marca e que seja personalizada. “Aqui na AQR1, criamos um Key visual (KV), uma identidade visual que reforça o posicionamento das marcas. Com ela, fica mais fácil se destacar da mesmice, além de tornar sua marca única e de fácil reconhecimento no mercado, por meio de cores, elementos, fontes e voz da marca”, finaliza Igor.

Sobre a Aquarium

Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente. Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão:  A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, PTC Therapeutics, Colégio Augusto Laranja, entre outros.

By Tayliny Silva

Historiadora e publicitária que esta se descobrindo nerd e gamer. Socio fundadora do Negócios Tech.

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